Inesquecíveis: Veja 5 guitarras que se tornaram ícones do rock

Inesquecíveis: Veja 5 guitarras que se tornaram ícones do rock

As histórias mais interessantes do rock ‘n’ roll foram criadas em cima de personalidades que chamam atenção pelo perfil excêntrico e disruptivo. Além de ser um gênero musical, o rock é um gênero visual, cabelos compridos e coloridos são acompanhados por roupas pretas, botas e correntes ou por calças jeans rasgadas e um All Star surrado. 

Outro elemento que compõe a imagem de uma banda é sua principal integrante: A GUITARRA. Ela é responsável pelo riff, pelo solo e você reproduziu na loja de instrumentos quanto foi comprar seu primeiro instrumento ou, na frente do espelho, enquanto segurava uma vassoura desafinada.

Separamos 5 instrumentos icônicos que vão despertar seu desejo de subir em um palco.

5. Fender Stratocaster de David Gilmour (Pink Floyd)
O David Gilmour já se separou de sua dupla inseparável, o baixista Roger Waters, mas nunca ficou longe das suas guitarras, como Fender Black Strat que foi usada para criar os solos emocionantes de “Comfortably Numb” e “Wish You Were Here”. A habilidade de Gilmour para criar atmosferas sonoras que transformam qualquer ambiente devem muito à Strat que ele segura nas mãos.

4. “Frankenstrat” de Eddie Van Halen
O som frenético nos solos de Eddie Van Halen precisavam ser acompanhados por um instrumento frenético. Vermelho, preto e branco faziam sua guitarra parecer gigante em qualquer palco. Era o ponto de referência da banda. A chamada “Frankenstrat” não poderia ter outro nome. O instrumento foi montado misturando peças de guitarras Fender e Gibson, O hard rock dos anos 80 deve parte de seu sucesso a esta quimera musical que se tornou um ícone do rock.

3. Gibson SG de Angus Young (AC/DC)
Boina, dancinha e a Gibson SG são as principais características da “personalidade de Angus Young. Quando alguém toca “Back in Black” ou “Highway to Hell” sem uma SG, parece que está faltando alguma coisa na música. Faz o teste! 

A guitarra se tornou um sinônimo de atitude pelo som pesado e pelo design agressivo que lembra os chifres de… Você sabe quem.

2. Ibanez JEM de Steve Vai
O design da guitarra do Steve Vai, a principio, parece ser bem simples. Parece ser só uma “guitarra normal” com uma alça que facilita o carregamento. A Ibanez JEM foi uma criação conjunta do músico com a marca que resultou em uma uma guitarra com design futurista e com um som fundamental para os solos técnicos e virtuosos, como “For the Love of God”. Modelo é a principal escolha dos músicos que querem ser identificados pela instrumentalidade mais técnica.

1. Gibson Les Paul de Slash (Guns N’ Roses)
Diferente da maioria dos músicos citados por aqui, o Slash não precisa de dezenas de técnicas para fazer eternizar seus riffs. O guitarrista do Guns N’ Roses fez solos simples, mas inesquecíveis como “Sweet Child O’ Mine” e “November Rain”. A Les Paul alaranjada do Slash é um dos principais elementos para o sucesso das músicas da banda. A guitarra virou símbolo de guitarristas que querem mostrar uma personalidade pesada e um som agressivo.

Com certeza, o som destas guitarras fez parte da sua formação como fã de rock n’ roll. Será que eu esqueci de alguma?

Ver mais em FERNANDO SHOCK

WHATSAPP 92FM!
+55 48 98441-0010