Feliz aniversário, Hino Nacional Brasileiro

Feliz aniversário, Hino Nacional Brasileiro

O Hino Nacional Brasileiro é considerado um dos mais bonitos do mundo, de acordo com pesquisa feita com brasileiros residentes em todas as partes do Brasil. A música composta por Francisco Manuel da Silva acompanha a letra de Joaquim Osório Duque-Estrada e foi executada pela primeira vez em 13 de abril de 1831, no Rio de Janeiro, que até então era a capital do império. Entra ano, sai ano, eu me ponho em posição de sentido, olho para a bandeira e canto “Ouviram do Ipiranga as margens plááááácidas. De um povo heróico, um brado retumbante”. Sempre canto me perguntando: O que será uma margem plácida? E um raio fúlgido?

Decidi pesquisar e vou te ajudar nesta dúvida cruel também:

Margens plácidas: Plácido é um sinônimo para tranquilo. As margens plácidas indicam que tudo estava tranquilo naquele dia, até que…

Brado retumbante: É o brado, ou o grito que retumba, ou ecoa. Trocando por miúdos, é o grito alto, forte, estrondoso.

Raios fúlgidos: O sol da liberdade em raios fúlgidos é a data mais propícia para anunciar sua independência. Fúlgido é a característica de algo que brilha muito. Ou seja, o sol estava topzêra naquele dia. É o famoso céu de brigadeiro.

Impávido colosso: Nosso país é um destemido gigante. Mais conhecido como impavido colosso. Lembra de “colossal” para indicar um monumento grandioso.

Fulguras: Fulguras vem do verbo “fulgurar”, que brilha, cintila, chama atenção

Terra mais garrida: A palavra “garrido” nos “tempos antigos” significava que o sujeito era elegante, garboso, o cara era um pão. A terra mais garrida é o nosso Brasilsão, bonito e elegante. Procure uma terra mais bonita que a nossa e falhe miseravelmente.

Lábaro: Ostentar o lábaro estrelado significa que a gente tem um estandarte imponente e cheio de estrelas, como a nossa bandeira e o nosso céu bonito.

Flâmula: Esta é fácil. Flâmula é bandeira. Nem tem muito o que explicar

Clava forte: Clava é aquele taco do capitão caverna. A letra do hino deixa claro que a gente é bonito, é grande, é pacífico, mas, se precisar, a gente vai pro pau, sem problemas. Ou não.

Sim, eu sei, tem mais palavras que poderiam entrar neste texto, mas não posso ficar sem material no ano que vem. Beijos de luz!

Ver mais Notícias

WHATSAPP 92FM!
+55 48 98441-0010