Feliz Páscoa, mas qual páscoa?

Feliz Páscoa, mas qual páscoa?

A Páscoa é a festa religiosa mais celebrada do mundo. Sim, mais do que o natal, certamente. Especialmente, os credos baseados na tradição judaico-cristãs.

Originalmente, a Páscoa foi instituída para os judeus. O “pessach”, ou passagem (em português), celebra a data em que o povo hebreu foi libertado da escravidão e da opressão que sofriam no Egito governado pelo Faraó Amenófis, possivelmente. Liderados por Moisés, aproximadamente 3 milhões de judeus deixaram o Egito em direção à terra prometida por Deus aos seus antepassados, atravessando o Mar Vermelho, que foi aberto, milagrosamente, por Deus. Isto aconteceu no dia 14 de Nisã (no calendário hebraico).

A “importação” desta data para o calendário cristão aconteceu porque Jesus Cristo foi crucificado, justamente, no dia da Páscoa, no dia 14 de Nisã e ressuscitou no domingo seguinte, se tornando a data mais importante para a tradição cristã.

Alguém chegou neste texto querendo descobrir como é definida a data da Páscoa? Desde o fim do concílio de Nicéia, em 325, a Igreja Católica adotou um sistema de cálculo bem simples para definir como os cristãos celebram a data. O domingo seguinte à primeira Lua Cheia de outono é o domingo de Páscoa. Então, a sexta-feira anterior se torna a Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão. O cálculo também serve para determinar a celebração de Corpus Christi, que acontece 60 dias após a Páscoa e o carnaval, 40 dias antes da Páscoa.

Com o tempo, alguns elementos foram inseridos na tradição pascoalina. O chocolate, obviamente, não estava presente, nem na ceia de Jesus, nem na peregrinação hebréia cruzando o Mar Vermelho, o alimento contrasta bastante com o pão feito com raizes amargas consumido pelos judeus nesta época. Já o coelhinho de olhos vermelhos e pelo braquinho entrou na história pra simbolizar a multiplicação e os ovos por serem um símbolo de vida

Independente de qual seja seu credo… Feliz Páscoa ou Hag Pessach.

Ver mais Notícias

WHATSAPP 92FM!
+55 48 98441-0010