Aprenda dar Feedbacks

Aprenda dar Feedbacks

Um dos maiores desafios dos líderes é dar feedbacks, expressão utilizada no inglês para traduzir a avaliação do chefe sobre o trabalho do colaborador. Sabemos que o relacionamento interpessoal é demasiadamente complexo e não está escrito em manuais de instrução, pois cada ser humano é diferente um do outro. Muitos líderes são extremamente competentes na criação de processos e produtos, mas falham na hora de uma DR (discutir o relacionamento).

Toda relação, mesmo no ambiente de trabalho, exige esse retorno que deverá ser construtivo, sempre com foco no desenvolvimento das pessoas envolvidas. Feedback não é apenas para criticar e sim um momento de pôr as cartas na mesa, demonstrar o que precisa ser melhorado, lançar desafios, e claro, elogiar com sinceridade.

O líder usa o feedback para motivar as pessoas com intuito de compreenderem que a mudança será favorável. Pois em muitos casos haverá objeções e o clima talvez não fique tão ameno principalmente em situações de cobranças por melhores resultados.

Como dica sugiro que seja feito um roteiro antes da conversa com tópicos dos pontos a serem abordados. Comece elogiando a pessoa para que ela se sinta motivada e após destaque as questões que precisam de maior atenção. Mesmo na hora de apontar fatos negativos sua fala tem que deixar claro que o colaborador tem potencial para melhorar, e que você conta com a contribuição dele.

Faça essa conversa com hora marcada para começar e terminar, sempre em particular, e lembre-se, de forma objetiva, clara e construtiva. O feedback precisa ser uma conversa amena, de igual para igual, mesmo que seu cargo seja muito mais elevado. Experimente com sua equipe e depois me dá um feedback.

Me segue no Instagram @consultora.lizeburigo para mais dicas!

E conheça nossos cursos de comunicação na plataforma Soul.Farol

Ver mais em LIZE BÚRIGO

WHATSAPP 92FM!
+55 48 98441-0010