
Conclusão não é um simples FIM
Teve leitor que ficou curioso com o post onde eu coloquei algumas dicas para planejar melhor uma apresentação, e me pediu lá no meu Instagram, umas dicas para ajudar a encerrar uma fala em público.
Existem várias formas de concluir uma apresentação, que apesar de ser aparentemente insignificante, é fundamental para o sucesso de qualquer evento. Por isso, eu separei algumas ideias e vou dividir com vocês.
–Provocar o público com alguma tarefa. A intenção é deixar o pessoal instigado para experimentar. Exemplo: Peça ao público para fazer uma experiência em casa, ou no trabalho, e depois diga para observar se o resultado vai estar de acordo com sua mensagem.
–Estimular uma reflexão. Nesse caso dá para fazer uma pergunta e deixar no ar para o público ficar com “uma pulga atrás da orelha”, ou apontar uma sugestão com base nos seus argumentos.
–Promover uma ação que mobilize a plateia. Pode ser uma Self com todos, uma brincadeira, um vídeo, enfim, só cuidado para não cai na ridicularidade.
–Revelar um fato bem-humorado. Se você for engraçado dá até para contar uma breve história com algo que aconteceu na sua vida.
–Fazer uma rápida menção. Em eventos mais conservadores cai super bem.
–Trazer uma citação. Destaque alguma frase de alguém de credibilidade e deixe no slide da apresentação com devidos créditos.
Que tal, vamos começar a experimentar? Depois me conta lá no instagram como foi a sua experiência.
@consultora.lizeburigo
Ah, e conheça nossos cursos de comunicação como habilidade, dá uma espiada lá no instagram @soul.farol