
Organize sua apresentação em público
Ao surgir um convite para uma palestra a maioria das pessoas que não tem experiência passa por uma dificuldade bem comum. A dúvida é sempre a mesma, “por onde eu começo e como eu termino”.
O primeiro passo é descobrir quanto tempo será a apresentação. Essa informação é fundamental para que possamos ter controle da quantidade de informações abordadas durante nossa fala.
A próxima etapa é organizar as ideias selecionando todos os tópicos que achamos importantes. Coloque a palavra-chave de cada tópico em caixinhas desenhadas no papel ou em post-it, assim vai ser possível ter uma visão geral dos assuntos que poderemos tratar.
Tendo a informação do tempo da apresentação e o mapa mental das ideias organizado, vamos começar a destacar quais desses tópicos são fundamentais. Pode acontecer de você achar tudo importante, então faça o exercício de desapego, destaque um tópico introdutório e vá colocando na sequência as ideias que vão dar o recheio de sua apresentação.
Não esqueça de avaliar qual é a faixa etária e o grau de maturidade intelectual de seu público. Em outro post aqui no Blog da 92 FM, eu trouxe dicas de como planejar e cativar a atenção de seus ouvintes conforme esses critérios elencados acima, dá uma espiada lá.
Um tópico introdutório, três ou quatro tópicos para o desenvolvimento (argumentos), e uma fala conclusiva é o necessário para 1h de apresentação. E conforme o tempo estipulado para explanação dá para aumentar ou reduzir a quantidade de argumentos.
Ah, e capriche no encerramento, nem pensar em largar, “Era isso o que tinha para dizer.” Essa frase deve ser evitada porque dá impressão que o palestrante está louco para encerrar e jogar a toalha, então evite. A conclusão pode ser uma reflexão, um elogio, uma tarefa ou até uma citação legal de alguém admirado.
Com esses tópicos organizados faça um ensaio cronometrando a fala e perceba como ficou o tempo da apresentação, se necessário faça ajustes. Lembrando que o ritmo da fala não deve ser muito acelerado, é melhor reduzir os tópicos e preencher o tempo falando com mais calma e naturalidade.
@consultora.lizeburigo
@soul.farol