Dia Internacional da Mulher: luta contra machismo e violência

Dia Internacional da Mulher: luta contra machismo e violência

Mulher com M pode significar muitas coisas:

-M de Maria (mãe de todos)

-M de Meiga

-M de Maravilhosa

-M de Militante

-M de Macho

E assim, embasados somente na letra M podemos decifrar milhares de faces que podem revelar uma mulher. E a data de hoje, 8 de março, simboliza mulheres com M de Maria (mãe) que ao perderem os maridos durante a segunda guerra mundial tiveram que conciliar a vida materna com o trabalho exaustivo para sustentar a casa.

Essa mulheres com M de Meigas, até então donas de casa, precisaram arregaçar as mangas em plena revolução industrial em busca de salários medíocres para manter a família.

Mulheres com M de tão Maravilhosas, aprenderam protestar por melhores condições de trabalho, e assim foram às ruas. No final do século 19 na Europa e nos Estados Unidos nossas mulheres Militantes promoveram protestos e uma greve histórica de longa duração. Eram mais de 3 mil operárias que com a força de uma Mulher com M de Macho, paralisaram mais de 500 indústrias.

A jornada de mais de 15 horas de trabalho e o salário inadequado motivaram a revolução feminina, fato marcante que simbolizou todos os gritos por melhores condições de trabalho. Por causa das greves crescentes na época, com intuito de conter motins, alguns proprietários de fábricas mantinham seus funcionários trancados durante o expediente.

Até que em 1911, um incêndio em Nova York na Triangle Shirtwaist Company matou 146 pessoas, 125 mulheres e 21 homens que por causa das portas trancadas não conseguiram fugir. O incêndio não foi proposital, mas uma tragédia já anunciada, devido as péssimas condições elétricas, quantidade de tecido armazenada no local e toda estrutura da empresa cercada por madeira.  

A tragédia foi um marco da revolução feminina e a data de 8 de março foi reconhecida pela Organização da Nações Unidas (ONU) como dia internacional da mulher em 1975. Uma ação para combater as desigualdades e discriminação de gênero.

Atualmente a luta das Mulheres com M vai além de igualdade econômica, essas Marias querem dizer um basta ao desrespeito e a violência. No Brasil, a cada 6 minutos uma mulher é assassinada vítima de violência doméstica. Mulheres com M, mortas ou violentadas por Homens com H de Hipócritas.

Marias, Meigas, Maravilhosas, Militantes, Machos, nossa luta continua.    

@consultora.lizeburigo   

Ver mais em LIZE BÚRIGO

WHATSAPP 92FM!
+55 48 98441-0010