Tommy! (Ópera-rock e psicodelia)

Tommy! (Ópera-rock e psicodelia)

Em 18 de maio de 1969, a clássica banda de rock The Who lançou a primeira ópera rock que se tem registro – Tommy. Composto pelo guitarrista Pete Townshend, foi um enorme sucesso de vendas. Uma opera rock é um trabalho conceitual trazendo canções unificadas com um tema em comum.

Dirigido e roteirizado por Ken Russell e Pete Townshend, o filme Tommy de 1975, baseia-se no álbum. O roteiro conta a história de um menino que nasce sem o pai, morto na segunda guerra, e que depois de um trauma, fica cego, surdo e mudo. Todas as reviravoltas do filme giram em torno da busca pela cura do menino por parte da mãe e do padrasto.

Embora eu ache filmes musicais uma chatice (com exceção de The Wall de 1982, do Pink Floyd), esse me despertou o interesse e até surpreendeu. O filme é uma viagem psicodélica, com várias críticas sociais e religiosas. Ele precisa de um certo afastamento e olhar filosófico para ser apreciado e deve-se levar em conta também a idade da produção, afinal se passaram 47 anos.

Outro ponto alto do filme são as participações. Artistas da música do naipe de Elton John, Eric Clapton, Tina Turner e os próprios integrantes do The Who: Keith Moon, John Entwistle, Pete Towshend e Roger Daltrey que aparecem tocando ou cantando. Até o consagrado ator Jack Nicholson faz uma bela participação no longa.

Eu indico o filme para quem gosta de rock sessentista, se interessa pela sua história e procura um cinema mais experimental e sem os tradicionais clichês da sessão da tarde. Para assistir, precisa estar no clima e abrir a mente pra deixar rolar. Já aviso, a parada é maluca.

Bom filme!

Direção: Ken Russell
Roteiro: Ken Russell e Pete Townshend
Elenco: Elton John, Eric Clapton, Tina Turner, Keith Moon, John Entwistle, Pete Towshend, Roger Daltrey, Jack Nicholson, Oliver Reed, Ann-Margret.

Ano: 1975
Duração: 111 min
Onde ver: Amazon Prime

Ver mais em DINO CARDOSO

WHATSAPP 92FM!
+55 48 98441-0010