Segredo para caminhões poluírem menos é revelado
Dino Cardoso e Marcão Gaúcho receberam Fernando Souza, síndico do prédio do Marcão, no Turbo 92. Ele veio ao programa para um bate-papo sobre óleo, lubrificante e Arla 32, que é um produto usado em caminhões e veículos leves a diesel a partir de 2022.
Contrariando a percepção inicial, o entrevistado esclareceu que o Arla 32 não é um lubrificante, mas sim um agente redutor catalítico utilizado em veículos a diesel para diminuir a emissão de gases poluentes.

Ele explicou que o produto atua no catalisador, neutralizando em até 80% os gases nocivos, sendo obrigatório para veículos leves a diesel a partir de 2022, seguindo uma evolução mundial para a redução da poluição veicular, já presente em veículos pesados desde 2012.
Fernando detalhou a composição do Arla 32, feito basicamente de água desmineralizada e ureia automotiva, e como ele é utilizado nos veículos, com um reservatório separado do diesel e um consumo de cerca de 5% em relação ao combustível.
Ele finalizou a entrevista alertando para a existência de adulteração do produto no mercado, com o uso de ureia agrícola mais barata, o que configura crime ambiental com multas elevadas.
Assista à entrevista completa no nosso canal do YouTube!















