
Por que o mesmo perfume não tem o mesmo cheiro em pessoas diferentes?
Mano Dal Ponte recebeu Alexandre Souza, gerente da Essence Parfums do Nações Shopping, no uMANOs Radio Show. Eles tiveram um bate-papo aprofundado sobre o universo da perfumaria.
Durante a conversa, Alexandre, com mais de 30 anos de experiência no setor, revelou que o Brasil é o segundo maior mercado consumidor de perfumes do mundo, demonstrando um grande interesse e investimento dos brasileiros nesse segmento.
O convidado desmistificou diversos conceitos sobre perfumes, como a diferença entre fixação e projeção. Ele enfatizou que o pH da pele é crucial, pois o mesmo perfume não terá a mesma assinatura em duas pessoas diferentes, sendo uma “reação química” particular.

A dupla explorou tendências, como a ascensão da perfumaria árabe, que compete com a tradicional europeia, e discutiu os tipos de concentração. O especialista também deu dicas de aplicação: pescoço e pulso para o dia a dia, e áreas sedutoras como peito e atrás do joelho para encontros, alertando ainda que perfumes inadequados ou aplicados em excesso podem causar mal-estar ou afastar pessoas.
Ao abordar a escolha de uma fragrância, Alexandre ressaltou que, embora existam rankings de perfumes famosos, o perfume é uma identidade e deve ser escolhido pelo bem-estar de quem o usa.
Ele aconselhou a variação de fragrâncias para evitar a fadiga olfativa e a ter cautela em ocasiões especiais, como casamentos, onde perfumes mais suaves são mais adequados para evitar desconforto.
Assista à entrevista completa no nosso canal do YouTube!