
Piloto de Criciúma André Gaidzinski disputa primeira prova da Porsche Cup Brasil
O piloto criciumense André Gaidzinski começa esta semana a primeira etapa do campeonato de longa duração da Porsche Cup Brasil, na temporada 2024. A competição, que acontecerá neste sábado, dia 22, terá aproximadamente 300 quilômetros de extensão, com uma duração máxima de 2h15min. O circuito tem 4.182 metros e inclui 13 curvas. A corrida será realizada no Autódromo Fernanda Pires da Silva, conhecido popularmente como Autódromo do Estoril, em Portugal.
Após conquistar o vice-campeonato em 2022, Gaidzinski competirá este ano na categoria Sprint Challenge Sport. Seu parceiro de equipe será Wagner Pontes, que também participa das provas sprint na mesma categoria. Para Pontes, esta será a primeira experiência no Endurance da Porsche Cup Brasil, enquanto Gaidzinski já está em sua sétima temporada.
Preparação intensa
Para enfrentar o desafio, Gaidzinski iniciou os treinos nesta quinta-feira, dia 20. Na sexta-feira, dia 21, estão programados treinos livres e uma corrida de classificação. “Já estou em Portugal, finalizando os últimos detalhes antes da corrida, que será desafiadora”, declarou o piloto.
A corrida de longa duração terá início com o box aberto às 7h25, formação de grid às 7h40, volta de apresentação às 8h e largada às 8h03. No total, a Porsche Cup Brasil já realizou 14 etapas internacionais. Portugal recebeu seis eventos: quatro no Estoril (2011, 2012, 2014 e 2019) e dois em Portimão (2012 e 2013).
Temporada 2024 da Porsche Cup Brasil
Os pilotos percorrerão 300 quilômetros (em média duas horas e quinze minutos de corrida) nas duas primeiras etapas e 500 quilômetros (quatro horas e meia de corrida) na última prova da temporada. Todos os carros são iguais e fornecidos pela organização do evento, permitindo ajustes apenas nas asas, freios e suspensão.
Nas etapas de Endurance de 300 quilômetros, cada piloto faz três paradas obrigatórias de seis minutos. Durante essas paradas, ocorrem trocas de pilotos, pneus, reabastecimento e verificação do marcador de voltas. Já nas provas de 500 quilômetros, são seis paradas obrigatórias.
O campeonato terá três etapas ao todo. Duas estão programadas para ocorrer no exterior. A primeira prova será neste fim de semana, dias 22 e 23, em Estoril, Portugal. A segunda etapa acontecerá na Argentina, em Termas do Rio Hondo, nos dias 21 e 22 de setembro. A temporada se encerra no Brasil, no autódromo de Interlagos, em São Paulo, no dia 16 de novembro.
Confira a entrevista do piloto em sua passagem pela rádio no programa Turbo 92fm!