Pearl Jam: Um resumo da história

Pearl Jam: Um resumo da história

O Pearl Jam é uma banda de grunge americana formada em Seattle, Washington, em 1990. Os membros fundadores são Jeff Ament (baixista), Stone Gossard (guitarrista), Mike McCready (guitarrista), e Eddie Vedder (vocalista). A banda surgiu das cinzas do grupo Mother Love Bone, após a morte do vocalista Andrew Wood. Com a entrada de Vedder, a química entre os membros levou rapidamente à criação de novas músicas e à formação do Pearl Jam.

O álbum de estreia da banda, “Ten”, lançado em 1991, tornou-se um dos mais vendidos dos anos 90, com sucessos como “Alive”, “Even Flow” e “Jeremy” (videoclipes abaixo). “Ten” foi certificado 13 vezes platina pela RIAA, vendendo mais de 13 milhões de cópias somente nos EUA.

Seguiram-se outros álbuns de sucesso, como “Vs.” (1993), “Vitalogy” (1994), “No Code” (1996), “Yield” (1998), “Binaural” (2000), “Riot Act” (2002), “Pearl Jam” (2006), “Backspacer” (2009), “Lightning Bolt” (2013), e “Gigaton” (2020). “Dark Matter” (24), o mais recente álbum lançado, conta com produção de Andrew Watt, mesmo produtor dos mais recentes álbuns de Ozzy Osbourne, Iggy Pop e Rolling Stones. Ao longo de sua carreira, o Pearl Jam vendeu cerca de 85 milhões de discos em todo o mundo.

O Pearl Jam é conhecido por sua postura anticomercial, recusando-se a fazer videoclipes no auge da MTV, travando batalhas legais contra a Ticketmaster devido a taxas de serviço abusivas, e mantendo uma relação próxima e direta com seus fãs. Além disso, a banda é famosa por seus shows ao vivo enérgicos e por setlists variados que mudam a cada performance.

A banda também tem um forte engajamento em causas sociais e políticas, apoiando a proteção ambiental, os direitos humanos e diversas iniciativas filantrópicas. Em 2017, o Pearl Jam foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame, solidificando sua posição como uma banda influente e respeitada.

Ver mais em DINO CARDOSO

WHATSAPP 92FM!
+55 48 98441-0010