Erros científicos na capa de “Dark Side of the Moon”, do Pink Floyd

Erros científicos na capa de “Dark Side of the Moon”, do Pink Floyd

O canal do YouTube “Como É Bom Ser Nerd”, fez uma análise da imagem que ilustra a capa do clássico disco do Pink Floyd, “Dark Side of the Moon”.

“Essa é uma das capas mais clássicas da história da música. E ela está errada”, diz o apresentador nerd no início do vídeo. Ele inicia a explicação do fenômeno da dispersão – separação da luz branca em suas cores – representado na arte: “O segredo dessa separação está na forma como cada cor viaja dentro do prisma. Antes de entrar no prisma, todas as cores viajam juntas, no mesmo raio de luz branca”.

O apresentador continua: “Ao penetrar no prisma, cada cor viaja com sua própria velocidade, por um caminho diferente e se separam. Ao sair do prisma, essa separação fica ainda mais acentuada. Então, lá dentro do prisma, as cores já estão separadas. E esse é o primeiro erro da capa, que não mostra essa separação. O outro erro é que as cores não se separam em faixas bem-definidas. Elas formam uma transição suave. Começando pelo vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta”.

O vídeo tem mais de 300 mil visualizações. Nos comentários, alguns fãs da banda alegam que a arte do Pink Floyd é uma representação artística do fenômeno, ou seja, não precisa estar 100% correta do ponto de vista científico. 

O álbum The Dark Side of the Moon do Pink Floyd foi lançado em março de 1973 e se tornou um marco na história da música. Com letras profundas e um som experimental, o álbum é considerado um dos melhores e mais influentes da história do rock.

O sucesso do álbum foi imediato, vendendo mais de 45 milhões de cópias em todo o mundo. Além de deter a incrível marca de 1.500 semanas entre os mais vendidos da Billboard.

Mais de cinquenta anos após seu lançamento, The Dark Side of the Moon ainda é um marco cultural e musical. A música e as letras do álbum continuam atuais testemunhando a habilidade da banda de criar algo verdadeiramente atemporal.

Ver mais em DINO CARDOSO

WHATSAPP 92FM!
+55 48 98441-0010