Centenário – Capítulo 9: Biblioteca
No ano de 1944 , o então prefeito de Criciúma Elias Angeloni, atendeu aos pedidos de alguns professores da rede estadual e municipal de ensino e assinou um decreto que criou a Biblioteca Pública de Criciúma.
A chamada “Nossa Biblioteca” foi instalada em 02 de dezembro. Naquele dia foi criado, também, o Conselho de Amigos da Biblioteca.
Confirma o programa completo no YouTube:
Os primeiros livros da Nossa Biblioteca foram colocados em uma sala do Paço Municipal, que na época era na Praça Nereu Ramos. Dois anos depois, o Prefeito Addo Faraco transferiu seu acervo para a Praça do Congresso, na esquina com a rua Santo Antônio.
Ela foi, também, para os fundos da catedral diocesana ocupando o antigo endereço dos Correios e Telégrafos. Já em 1974, a biblioteca deixou aquele endereço e foi transportada para uma sala do Centro Comercial de Criciúma, na rua Anita Garibaldi, para onde também fora transferida a sede da prefeitura.
Em 1983, o nome de Pereira Oliveira foi substituído pelo da poetisa maior, Donatila Borba, nome que se dá até o dia de hoje. O acervo foi levado para o Centro Cultural Santos Guglielmi, anexo ao teatro Municipal Elias Angeloni, onde continua até os dias de hoje.
Realização: Rádio 92 Rock Pop
Texto e produção: Manu Justino
Produção de vídeo: Igor Fontana
Giassi Supermercados no Centenário
Capítulo 009: Biblioteca
Patrocinadores:
– Plasson do Brasil
– Esucri | Uniasselvi
– Destak Transportes
– Sicredi
– Digitusul
– Dr. Eduardo Martins

Confira o programa em áudio:















