Centenário – Capítulo 2: Avenida Centenário
É praticamente impossível vir para Criciúma e não passar se quer uma vez pela Avenida Centenário. É até difícil imaginar como seria o trânsito e a nossa rotina sem a principal via da cidade que liga os bairros Pinheirinho e Nossa Senhora da Salete.
Mas antes de se chamar “Centenário” na verdade essa avenida levava o nome de “Axial”. Isso porque em toda a extensão do que hoje é veia dorsal do trânsito de Criciúma – passava uma linha de trem.
Em 1919, a extração e o transporte do carvão eram as principal atividade econômica de Criciúma. E pra facilitar esse transporte, foi construída uma linha férrea que cortava a cidade de norte a sul.
Confirma o programa completo no YouTube:
Só que com o passar do tempo, aumentou também a circulação de automóveis e foi necessário realizar algumas mudanças. Até que em 1973 foi feita a retirada da chamada estrada de ferro.
E como em toda grande mudança, também tiveram os transtornos… aproximadamente 390 famílias precisaram ser retiradas do local.


Em 1980, a avenida Axial, se tornou a conhecida Avenida Centenário – durante o governo do então prefeito Algemiro Manique Barreto. O nome “Centenário” faz referência aos 100 anos de colonização da cidade comemorado na década de 80.
Aos poucos as casas deram lugar aos prédios e estabelecimentos comerciais, iniciando o grande processo de urbanização da cidade.

Mas a Av. Centenário não se resume somente a trânsito. Ela já foi e é palco também de acontecimentos que marcam a cidade, como o carnaval, desfile de 7 de setembro, comemorações políticas, festa de torcedores apaixonados e até mesmo protestos.
Destes 100 anos de emancipação político administrativa de Criciúma, 45 tem a participação da Av. Centenário. Peça fundamental pra história e desenvolvimento da capital do carvão.
Realização: Rádio 92 Rock Pop
Texto e produção: Manu Justino
Produção de vídeo: Igor Fontana
Giassi Supermercados no Centenário
Capítulo 002: Avenida Centenário
Patrocinadores:
– Plasson do Brasil
– Esucri | Uniasselvi
– Destak Transportes
– Sicredi
– Digitusul
– Dr. Eduardo Martins

Confira o programa em áudio:















