75 anos do lançamento do LP

75 anos do lançamento do LP

Há 75 anos, era lançado o Long Play. O LP, também conhecido como disco de vinil, ou simplesmente vinil, foi lançado no dia de hoje em 1948 pela Columbia Records.

Embora tenha perdido espaço na segunda metade dos anos 90 e quase extinto nos anos 2000, engana-se quem acha que os velhos bolachões ficaram no passado, sendo apenas peças de museu ou itens de colecionadores fetichistas. O vinil foi redescoberto e suas vendas tem aumentado a cada ano.

Segundo o relatório anual de receita da RIAA (Associação da Indústria Fonográfica da América), as vendas de LPs têm crescido constantemente nos últimos 16 anos, representando 71% de toda a receita de formatos físicos de música. Embora os formatos físicos como um todo tenham crescido 4%, gerando US$ 1,7 bilhão entre 2021 e 2022, as vendas de discos de vinil cresceram 17%, representando US$ 1,2 bilhão em receita.

O interesse em discos de vinil abrange uma ampla faixa etária, desde jovens que descobrem a coleção de discos dos pais ou avós, até colecionadores mais experientes que procuram raridades ou discos de seus artistas favoritos.

É comum associar o interesse em discos de vinil a uma apreciação pela história da música e da cultura pop, com muitos colecionadores considerando seus discos como objetos de valor sentimental e histórico.

Muitos entusiastas argumentam que a qualidade do som é superior aos formatos digitais, proporcionando uma experiência auditiva mais autêntica e sinestésica. Além disso, ouvir discos de vinil pode ser uma atividade relaxante e contemplativa, permitindo que os ouvintes se desconectem do mundo digital e se concentrem na música.

Vida longa ao LP!

Ver mais em DINO CARDOSO

WHATSAPP 92FM!
+55 48 98441-0010