
O adeus a John Henry Bonham.
O dia 25 de setembro é lembrado todos os anos pelos amantes do hard rock e heavy metal como o dia em que acabou o Led Zeppelin.
Foi nesse dia no ano de 1980 que morreu o inconfundível e eterno baterista John Henry Bonham, aos 32 anos, vítima de sufocamento pelo próprio vômito. Na noite anterior, Bonham havia bebido muita vodca e foi dormir.
Chocados com a morte do membro da banda, os demais integrantes do Led Zeppelin emitiram um comunicado à imprensa no dia 4 de dezembro 1980, declarando que o grupo havia chegado ao fim: “Queremos que se saiba que a perda de nosso querido amigo, e do profundo sentimento de harmonia indivisível sentida por nós mesmos e nosso empresário, nos levaram a decidir que não poderíamos continuar como éramos.”

Bonham era admirado por sua velocidade, potência, sons característicos, e sensibilidade para o groove. É amplamente considerado um dos melhores bateristas da história do rock. Ele não gostava de ficar longe da família, e a vida em turnê o levou ao uso abusivo do álcool.