Inclusão e tecnologia para deficientes visuais

Inclusão e tecnologia para deficientes visuais

O jornalista Laélio Inácio, que é deficiente visual, e o pedagogo Francis Guimarães, também cego, foram os convidados do programa Multiverso apresentado por Ale Koga e Gika Tiscoski. A discussão foi sobre inclusão e o uso de tecnologias assistivas, como a inteligência artificial.

Francis compartilhou sobre as dificuldades encontradas na cidade, como a falta de acessibilidade atitudinal, que se refere ao preconceito e à falta de informação das pessoas em relação à deficiência visual. Ele relatou situações em que sua filha de quatro anos questiona o porquê de as pessoas se surpreenderem com o fato de ele ser cego e andar normalmente, ou de fazerem comentários sobre como ele e a esposa, que também é deficiente visual, “fizeram” a filha. 

O programa também abordou a evolução da tecnologia e o impacto na vida de pessoas com deficiência visual. Eles demonstraram como utilizam o aplicativo ChatGPT para identificar produtos em casa, já que eles não conseguem diferenciar embalagens pelo tato, e para obter informações sobre o ambiente. 

Para finalizar, os convidados enfatizaram a importância da tecnologia para a inclusão e a autonomia de pessoas com deficiência visual, além de promover a reflexão sobre a necessidade de a sociedade evoluir no mesmo ritmo da tecnologia.

Após ler a matéria, assista à entrevista completa e veja como a tecnologia e a inclusão transformam vidas!

Ver mais em Programas

WHATSAPP 92FM!
+55 48 98441-0010