Etarismo em debate: o desafio das seis gerações no mercado de trabalho
Dino Cardoso e Ale Koga receberam Cris Barata, mentora estratégica e especialista em longevidade profissional, no 100 OFENSAS. Eles debateram o tema do etarismo e as dinâmicas de seis gerações no mercado de trabalho.
O bate-papo abordou como a mudança demográfica global exige que as organizações e os indivíduos se adaptem a um ambiente intergeracional. A conversa, que começou com uma brincadeira sobre o apresentador ser um jovem senhor, logo se aprofundou na complexidade de ter desde gerações muito diferentes uma da outra trabalhando juntas.
A profissional destacou que um dos principais choques entre as idades é a comunicação, já que os mais jovens são nativos digitais, ao contrário das gerações mais velhas que tiveram que se adaptar à evolução tecnológica.
A mentora compartilhou uma experiência pessoal de etarismo ao tentar se recolocar no mercado de trabalho aos 47 anos, um processo que a motivou a estudar e se aprofundar no tema. Ela relatou ter ouvido que deveria retirar sua idade do currículo ou que seria velha ou muito experiente para certas vagas, forçando-a a considerar um rebaixamento de posição.
Cris também abordou a crise de mão de obra e de demanda, mencionando que o mercado busca jovens com experiência de sênior, o que não é possível, já que a senioridade é determinada por vivência e bagagem, e não apenas por formação acadêmica.
Assista à entrevista completa no nosso canal do YouTube!















