EP 16 – Jaci Carminatti das grandes noites e Joel Cardoso do Portal da Cor

EP 16 – Jaci Carminatti das grandes noites e Joel Cardoso do Portal da Cor

O décimo sexto episódio do Nações Shopping Rock Sul in Cena entrevistou uma lenda das noites catarinenses, o empresário Jaci Carminatti. O documentário também contou com Joel Cardoso, o primeiro vocalista da banda de baile Portal da Cor.

Atualmente morando em Floripa, Jaci Carminatti conversou com os apresentadores Ale koga, Dino Cardoso e Lize Búrigo por meio do telefone em uma entrevista recheada de boas histórias. Jaci é considerado um dos emigrantes criciumenses pioneiros para os Estados Unidos. Ele partiu em 1967 e, na época, saia de Boston para frequentar as melhores boates, inclusive a famosa Discoteca Studio 54 que ficava em Nova Iorque e chegou a ser considerada a “maior Discoteca do Mundo”. Quando voltou para o Brasil, em 78, retornou determinado a montar uma casa noturna na região. O empresário, em suas andanças pelas terras do Tio San, comprou os melhores equipamentos pensando em seu novo negócio.

Confirma o capítulo completo no Youtube:


Jaci veio dirigindo um Ford Mustang dos Estados Unidos até o Brasil. Naquela época o Brasil não permitia carros importados, o veículo teve que voltar depois de três meses, relembrou com tristeza. A primeira casa noturna criada por Jaci foi a New York São Simão. Era uma casa bem estruturada e o primeiro evento foi uma Festa do Vinho em Urussanga. Era meia noite e não tinha chegado ninguém, quando começaram a desmontar os equipamentos para ir embora o local começou a lotar.

Depois da New York São Simão o empresário criou a Signus, Circus, Aquarius, Extasy, Hipnose e a Metrô, essa última em Florianópolis. Jaci realizou a domingueira do União Mineira, em Criciúma, por quase sete anos. Ousado, colocou 50 telefones em mesas em uma das suas casas noturnas, a paquera era tecnológica. Além de tudo isso, trouxe a Rainha dos Baixinhos, a Xuxa. Com o Maluco Beleza, Raul Seixas, relembrou cenas hilárias, como o dia em que Raul desceu no saguão do antigo Crisul Hotel apenas de cueca. Na expectativa da apresentação do cantor a boate Signus estava lotada e havia em torno de 4 mil pessoas na rua e queriam entrar a todo custo. Raul já estava num momento difícil da carreira, cantou com playback, mas ninguém se importou, queriam apenas vê-lo ao vivo. Jaci Carminatti contou que nem tudo foram flores na carreira , muitas noites perdidas, distância da família e grandes prejuízos fizeram parte dessa história noturna. Mas o empresário proporcionou momentos inesquecíveis no entretenimento do sul catarinenses deixando um grande exemplo de ousadia e profissionalismo.

Joel Cardoso foi o primeiro vocalista da banda de baile Portal da Cor. Contou que Criciúma foi a cidade que a banda mais se apresentou fora do Paraná. A Portal da Cor arrastava multidões pois era a única que tocava muitas músicas do segmento do Rock. O empresário da banda era visionário, os equipamentos incríveis, os músicos talentosos e as agendas sempre lotadas. Muitos ouvintes deixaram mensagens de carinho e admiração pelo grupo.

Jaci Carminatti das grandes noites e Joel Cardoso primeiro vocalista do Portal da Cor
Episódio 16: exibido ao vivo em 13/06/2024

NAÇÕES SHOPPING ROCK SUL IN CENA
A música catarinense nos conecta

Apresentação e produção: Ale koga / Dino Cardoso / Lize Búrigo
Arte e direção: Mano Dal Ponte

RÁDIO 92 ROCK POP CRICIÚMA
Ao vivo no site www.92rockpop.com.br
Dial Sintonize: 92.5fm
Abrangência: Litoral Sul SC e Norte RS

Naming Rigths: Nações Shopping
Patrocínio: Exclusivo Consórcios

Ver mais Notícias

WHATSAPP 92FM!
+55 48 98441-0010