Enxadrista de Criciúma é top 3 mundial

Enxadrista de Criciúma é top 3 mundial

Atual número 3 do ranking femino brasileiro, professora, enxadrista, e Mestre Intercional Feminina. Kathiê Goulart Librelato não teve influência na sua infância para jogar xadrez. Aos 10 anos ela aprendeu o básico na escola e as 14 anos começou a estudar o esporte. “Lá em 2012 foi iniciado um projeto social nas escolas chamado Xadrez que Educa que oferecia aulas gratuitas na escola, fui a primeira da família a começar a jogar e ensinar meu pai e minha irmã”, comenta Kathiê.

A atleta no currículo “só tem” três participações em Olimpíadas representando a seleção brasileira de xadrez (2016, 2018 e 2022), e está indo para sua 4° participação este ano, que ocorrerá na Hungria em setembro. Talvez você não sabia mas o xadrez é um esporte olímpico e Criciúma vem sendo bem representada tanto por Kathiê quanto por tantos outros enxadristas aqui da região.

Ela também já foi representante do Brasil na Copa do Mundo de 2023 no Azerbaijão, vice-campeã Mundial Universitária em 2018 e campeã Sul-americana Sub-20 também em 2018

O esporte a levou para 15 estados do Brasil e 3 continentes do mapa mundial. “O Xadrez abre muitas portas para conheceres lugares diferentes, a Europa guardo especialmente a República Tcheca, pois fiz uma turnê por lá em 2022 e é um país muito bonito e menos explorado no turismo”, completa.

Kathiê Librelato é um dos diversos nomes do esporte do sul de Santa Catarina que merece destaque por levar o nome da cidade do país através do talento.

O esporte nos conecta na 92fm, em breve uma nova história!

Fotos: Divulgação/CBX

Ver mais Notícias

WHATSAPP 92FM!
+55 48 98441-0010