
Escalar paredes é um esporte olimpíco
Se tua infância foi raiz tu era um atleta olímpico e nem sabia!
Tenho quase certeza que você não sabe mais desde 2020 a Escalada Esportiva é um esporte olímpico, que envolve uma combinação de força, técnica e resistência. Nas Olimpíadas, a escalada é dividida em três modalidades principais: Boulder, Lead e Speed.
Boulder envolve a escalada de rotas curtas, mas tecnicamente desafiadoras, sem o uso de cordas, em paredes de até 4 metros de altura. Os atletas têm um tempo limitado, geralmente 4 minutos por rota, para completar o maior número de problemas possíveis. A pontuação é determinada pelo número de topos (finalizações) alcançados e pelo número de tentativas realizadas.
Lead é uma modalidade onde os escaladores usam cordas para tentar alcançar a maior altura possível em uma parede de cerca de 15 metros dentro de um limite de 6 minutos. A pontuação depende da altura que conseguem alcançar.
Speed é uma corrida entre dois escaladores em uma parede padronizada de 15 metros, onde vence quem chegar primeiro ao topo.
Os campeões de Tóquio 2020 foram Alberto Ginés López, da Espanha, no masculino, e Janja Garnbret, da Eslovênia, no feminino. Alberto surpreendeu ao conquistar o ouro na competição combinada, enquanto Janja, uma das escaladoras mais dominantes do mundo, confirmou seu favoritismo.
Em Paris a escalada começa dia 05 e termina dia 10 de agosto.
Em pensar que eu no auge dos meus 8 anos roubava goiaba e limão do meu vizinho em questão de segundos em dois grandes “Pé de árvore”. Era pra eu tá rico escalando parede…..
Foto de capa: Portal R7.com