Cratera aparece em campo de futebol
Um buraco gigante apareceu de repente no meio de um campo de futebol no Gordon Moore Park, em Illinois, EUA, na quarta-feira (26). O momento foi registrado em vídeo. Felizmente, ninguém se feriu, pois o campo estava desativado há alguns dias. O campo foi construído sobre uma antiga mina de calcário, o que pode ter contribuído para o afundamento.
A cratera engoliu um poste de luz, bancos e uma área de 30 metros do campo onde crianças costumam brincar. Segundo o prefeito de Alton, David Goins, o mais importante é que ninguém estava no local durante o incidente. Brian Hoener, diretor do clube Marquette Catholic High School, mencionou que na semana anterior havia cerca de 60 a 70 pessoas no campo para um acampamento de futebol, o que poderia ter resultado em uma tragédia.
Michael Haynes, diretor de parques e recreação de Alton, comparou o buraco a algo saído de um filme. A empresa New Frontier Materials, responsável pela mina, confirmou que houve um “afundamento da superfície”. De acordo com o Serviço Geológico dos EUA, o aumento na ocorrência de buracos desse tipo está ligado ao bombeamento de água subterrânea e às práticas de uso da terra.
Especialistas também destacam que esses incidentes são um aspecto “negligenciado” das mudanças climáticas. A combinação de práticas de construção, desenvolvimento e exploração de recursos naturais aumenta a vulnerabilidade do solo. Apesar da gravidade do incidente, as autoridades reforçam a importância de não haver feridos e continuam a monitorar a área para prevenir futuros desastres.
Confira o vídeo publicado no canal da Jovem Pan News:
FOTOS: REUTERS/Lawrence Bryant TPX IMAGES OF THE DAY















