Entre a sala de aula e o palco: Shakira narra o caos da educação com humor
Dino Cardoso, Ale Koga e Igor Fontana receberam Ricardo Shakira, humorista e professor, no 100 OFENSAS. Eles abordaram temas que transitam entre a vida escolar e o universo da comédia, evoluindo para as frustrações da vida de professores e alunos, como o relato de uma excursão escolar cancelada devido à chuva.
Shakira, que trabalha em escolas públicas e privadas, destacou que o noticiário recente sobre nomes bizarros no Brasil não é novidade para os educadores, citando exemplos de alunos com nomes muito incomuns, como Delírio ou Maria Eduarda com um ‘H’ inicial.

A discussão migrou para o papel da comédia e a experiência de Shakira com seu show “Meus Alunos e Eu”, que ele descreve como um tributo à profissão de professor. O comediante refletiu sobre a preferência do público brasileiro por histórias de desgraça e situações ruins como material humorístico, contrastando com a dificuldade de gerar risadas com relatos de experiências positivas.
Em um momento de crítica linguística, o professor de português e espanhol defendeu uma reforma do idioma que simplifique a gramática, satirizando regras obsoletas como a mesóclise e sugerindo a inclusão de expressões populares na comunicação formal.
O espetáculo acontece nesta sexta-feira, 14, no Ratazana Comedy, a partir das 20h. Para comprar ingressos, basta acessar o Instagram oficial do local e aproveitar os últimos lugares disponíveis.
Assista à entrevista completa no nosso canal do YouTube!















