
Centenário – Capítulo 40: Rei de Copas
Na Criciúma do início do século passado, não tinham muitas opções de entretenimento. Por isso, muita gente rica da cidade (e até alguns menos favorecidos também) encontraram nos velhos estabelecimentos do Mampituba e no Comerciário Esporte Clube, o local ideal para fazer disputas de baralho.
Nesses lugares, os jogos começavam pela manhã e se estendiam até o dia seguinte. Isso não incomodava ninguém, pois os participantes direcionavam toda a sua frustração e raiva para dentro daquele espaço. É dito que Ernesto Milioli se destacava como um dos jogadores mais exigentes do Mampituba: em sua mesa, cada baralho durava apenas uma partida.
Confirma o programa completo no YouTube:
Passada essa rodada, seu Vico Piazza – encarregado do bar, que fornecia bebidas, cigarros e refeições- já estava pronto para oferecer um novo baralho. Também se comenta que Hélvio Beneton, mais conhecido como Pupo Beneton, chegou a ingerir um Rei de Copas acompanhado de guaraná.
Ele jogava pife com Valcir “Tchiro” Búrigo, no Mampituba. Após receber as cartas, ficou pifado com quatro coringas. Que sorte! E,ainda por cima, ele estava em mão. Comprou. Ele tinha em mãos um Rei de Copas. Descartou, pois com essa carta não conseguiria vencer.
Foi com essa mesma carta que Tchiro venceu, restando apenas o Rei de Copas para Pupo. Ele gritou 502 e, em um acesso de raiva, proferiu diversas maldições e chamou Vico Piazza, o responsável do clube. Pediu um guaraná, destruiu a carta, colocou os pedaços na boca e, como ninguém sabe se mastigou, engoliu aquele rei cheio de raiva, gritando determinadamente xingamentos.
Por fim, é relatado que o Jornal Tribuna Criciumense lançou uma forte campanha para banir os jogos nas duas casas, mobilizando todos os segmentos da sociedade. No entanto, a iniciativa não teve sucesso. Ao contrário: o jogo se espalhou amplamente aqui e em todo o Brasil. Desde o governo de Eurico Gaspar Dutra, é considerado ilegal e a legislação que declarou sua falência nunca foi respeitada, aumentando sua prática.
Realização: Rádio 92 Rock Pop
Texto e produção: Manu Justino
Produção de vídeo: Igor Fontana
Giassi Supermercados no Centenário
Capítulo 040: Rei de Copas
Patrocinadores:
– Plasson do Brasil
– Esucri | Uniasselvi
– Destak Transportes
– Sicredi
– Digitusul
– Dr. Eduardo Martins
