Centenário – Capítulo 35: 6 de Janeiro

Centenário – Capítulo 35: 6 de Janeiro

Em 6 de Janeiro de 1880, o marco colonizador da maior cidade entre Florianópolis e Porto Alegre foi estabelecido. Quem olhada de um lado, via só floresta. Do outro lado, floresta. Na frente, floresta. Atrás, floresta… era um mundo novo para os colonizadores.

Os tropeiros que vinham da Serra Geral e buscavam comércio em Morro dos Conventos, tinham erguido um galpão onde dava pra descansar durante suas travessias. 

Confirma o programa completo no YouTube:

Esse galpão servia como abrigo para as mulheres e crianças dos imigrantes, enquanto os homens se dedicavam a buscar madeira para a construção das casas. Aos poucos toda aquela vegetação começou a ser derrubada, e os troncos foram cortados para atender a essa necessidade.  

Nas áreas desmatadas, eles prepararam o solo pra cultivar hortas, e garantir a alimentação diária da comunidade. Os poucos animais de carga se alimentavam uma grama chamada Cresciuma. E assim, com o passar do tempo, aquelas pessoas foram se organizando. Construíram a primeira casa, depois a segunda, e assim sucessivamente, até que uma pequena vila começou a surgir. 

Naqueles dias era um grande azar ficar doente. Não tinha médicos, farmácias ou medicamentos. As curas para enfermidades eram buscadas em chás de plantas e ervas, que eram abundantes na região. Foi dessa maneira que se iniciou a história de Criciúma, que celebra, em 2025, 100 anos de emancipação político-administrativa. 

Realização: Rádio 92 Rock Pop
Texto e produção: Manu Justino
Produção de vídeo: Igor Fontana

Giassi Supermercados no Centenário
Capítulo 035: 6 de Janeiro

Patrocinadores:
– Plasson do Brasil
– Esucri | Uniasselvi
– Destak Transportes
– Sicredi
– Digitusul
– Dr. Eduardo Martins

Confira o programa em áudio:

Ver mais Notícias

WHATSAPP 92FM!
+55 48 98441-0010