SC tem o maior aumento de anúncios suspeitos de veículos

SC tem o maior aumento de anúncios suspeitos de veículos

A internet tornou a negociação de veículos mais fácil, mas é importante ficar atento a golpes. A OLX identificou 37,4 mil fraudes em negociações de veículos online de janeiro a abril deste ano. As fraudes ocorrem de várias maneiras, como anúncios repetidos do mesmo carro, preços muito abaixo do valor de mercado sem explicação, entre outros.

Beatriz Soares, vice presidente de produto da OLX, alerta: “Tecnologia e educação do usuário devem andar sempre juntas na prevenção a fraudes, uma vez que os golpistas utilizam-se de engenharia social para atrair as vítimas e aplicar os golpes, como oferecer preços abaixo da média e negócios muito atrativos. Por isso é fundamental seguir todos os processos e sempre se certificar da origem do automóvel e negociar direto com o proprietário do veículo ou representante autorizado”.

Os modelos mais visados são Volkswagen Gol, Chevrolet Celta e Fiat Palio, provavelmente porque são carros mais baratos e procurados. O Toyota Corolla, Toyota Hilux e Honda Civic também são alvos comuns, devido à confiabilidade que o público deposita nesses modelos.

Os estados com maior número de anúncios golpistas são São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina. Notavelmente, Santa Catarina teve o maior aumento de anúncios suspeitos entre os estados (60%), seguido por Rio Grande do Sul (23%) e Rio de Janeiro (17%). Apesar disso, o número total de golpes diminuiu 54% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Para evitar golpes ao negociar um carro online, é recomendado negociar apenas com o proprietário ou comprador, evitar contato com terceiros, realizar todas as comunicações através do chat das plataformas, visitar o veículo pessoalmente antes de fechar o negócio, preferencialmente acompanhado e em locais públicos e movimentados, solicitar uma vistoria cautelar em uma empresa credenciada pelo Detran, fazer o pagamento apenas por transferência bancária em nome do proprietário e verificar os dados diretamente com o dono, e realizar a transferência de propriedade no cartório junto com o vendedor antes de efetuar o pagamento.

Fonte: carros.ig.com.br

Ver mais em Programas

WHATSAPP 92FM!
+55 48 98441-0010