Sargento Edno revela mudanças e novos desafios da mobilidade em Criciúma
Dino Cardoso e Marcão Gaúcho receberam o sargento Edno Dutra, superintendente de trânsito de Criciúma, no Turbo 92. Ele abordou as recentes ações da DTT e o crescente desafio da mobilidade urbana na cidade.
Ele destacou que o número de veículos em Criciúma tem aumentado em uma média de quatro mil unidades por ano. Esse fluxo intenso explica o trânsito lento em dias de chuva, quando mais pessoas optam pelo carro, mesmo para trajetos curtos.
Diante desse cenário, a DTT está constantemente reavaliando a engenharia de tráfego, mencionando como exemplo a futura mudança da Rua São José com a Barão de Rio Branco para mão única, visando reduzir acidentes.

Um ponto central da entrevista foi a necessidade iminente de regulamentação para ciclomotores e autopropelidos. O sargento alertou para a falta de informação aos consumidores, já que, a partir de 2026, será obrigatória a posse de carteira e emplacamento para ciclomotores.
Ele ressaltou que, mesmo os autopropelidos, que podem circular a até 6 km/h em calçadas, estão sendo usados em vias rápidas como a Centenário, o que é proibido e perigoso. A DTT está se preparando para uma fiscalização mais rigorosa, buscando evitar fatalidades e garantindo que esses veículos circulem em segurança e dentro da legalidade.
Outra ação abordada foi a Operação Limpa Fios, que é uma iniciativa da prefeitura para despoluir visualmente e remover fiação aérea desnecessária, conta com o suporte da DTT no controle do trânsito.
Assista à entrevista completa no nosso canal do YouTube!















