
QUANDO O DESIGN É USADO PARA RESOLVER PROBLEMAS REAIS
Como uma mulher com um braço amputado pode conseguir colocar o próprio sutiã sozinha? De que forma uma pessoa que não tem uma das pernas, ou usa prótese pode conseguir vestir uma calça sem precisar passar grandes transtornos? Esses questionamentos são válidos na hora de pensar no design de uma roupa ou qualquer outro produto que nós usamos no dia a dia.
Na UNESC, existe um projeto do curso de Design que procura ouvir as demandas de pessoas com algum tipo de deficiência ou redução de mobilidade para desenvolver produtos que sejam funcionais para diferentes tipos de necessidades especiais. O trabalho é desenvolvido junto com o Centro Especializado em Reabilitação.
O professor João Rieth, coordenador do curso, participou do programa Tá Na Hora pra falar sobre o projeto InterDesign, que é desenvolvido por acadêmicos e professores da universidade em parceria com empresas da região.
No próximo mês um evento – que leva o mesmo nome do projeto – irá acontecer em Criciúma e será aberto ao público. Confira a entrevista completa: