PROJETO LEVA VALORIZAÇÃO DO CABELO AFRO ÀS ESCOLAS PÚBLICAS DE CRICIÚMA
O projeto cultural “Os Caminhos: do continente africano ao Brasil” tem o objetivo de abordar assuntos relacionados a autoestima de crianças e adolescentes negros e também promover a valorização da cultura afro brasileira nas escolas da rede municipal de ensino de Criciúma.
Serão realizadas oficinas temáticas com as turmas, com a participação e orientação de uma cabeleireira e uma trancista. A proponente e gestora cultural do projeto Lidiane Serafim Francisco, irá mediar as oficinas junto aos alunos. O projeto foi contemplado através do edital de chamamento público da Fundação Cultural de Criciúma, no ano de 2024.
Além dos assuntos relacionados ao bullying e preconceito – que historicamente são atrelados ao cabelo afro – os alunos terão a oportunidade de aprender cuidados especiais com cabelos afro, e também poderão fazer tranças do estilo nagô.
A coordenadora do projeto, Lidiane Francisco participou do programa Tá Na Hora e falou da importância de iniciativas como esta no combate ao preconceito e bullying nas escolas. Confira a entrevista completa:















