Metallica é a banda de heavy metal que mais vendeu discos em todos os tempos

Metallica é a banda de heavy metal que mais vendeu discos em todos os tempos

Uma recente matéria divulgada pelo portal Loudwire.Com trouxe uma análise sobre as vendas de discos na história da música, concluindo que o Metallica é a banda de heavy metal que mais vendeu álbuns.

O responsável por esta conclusão, foi o editor do site, Filipe Trapp, que se baseou em uma newsletter do ano anterior, escrita por Ryan J. Downey, também conhecido por apresentar o podcast “Speak N’ Destroy”. Downey utilizou uma compilação de dados fornecida pelo ChartMasters.Org para examinar o desempenho de artistas no gênero hard rock e metal, excluindo nomes como Beatles e Rolling Stones.

Nesse estudo, Downey elaborou uma lista dos 25 músicos que mais venderam álbuns, com o Queen liderando o ranking com impressionantes 274,6 milhões de cópias vendidas. Em segundo lugar, encontra-se o Pink Floyd, com 235,8 milhões, seguido pelo Led Zeppelin, em terceiro, com 205,6 milhões, e o AC/DC em quarto, com 198,6 milhões.

O fato intrigante é que o Metallica, uma banda com um som mais pesado, ocupa a quinta posição, totalizando 163,6 milhões de álbuns vendidos. Com base nesse ranking, Filipe Trapp, editor do Loudwire.Com, concluiu que o Metallica é a banda de heavy metal que mais vendeu discos na história da música, uma vez que considerou Queen, Pink Floyd, Led Zeppelin e AC/DC como grupos de hard rock (Pink Floyd entra na categoria do progressivo e também deveria estar fora da lista).

Naturalmente, tal conclusão gerou debates, pois muitos consideram o AC/DC uma banda de heavy metal (sabemos que não é), enquanto alguns estudiosos apontam o Led Zeppelin como um dos pioneiros do rock pesado.

É importante notar que, deixando as polêmicas de lado, o estudo ressalta que é improvável que esses números do Top 25 sejam superados por qualquer outro artista no futuro, devido à complexidade de determinar quem “vendeu mais” na era digital. No passado, quando a música era principalmente comercializada em vinil ou CD, as contagens de vendas eram precisas. No entanto, hoje em dia, a grande maioria dos ouvintes não paga diretamente pela música, tornando-se necessário atribuir um “valor de venda” aos streams e reproduções em plataformas digitais, o que torna qualquer comparação uma tarefa impossível.

Fonte: Radiorock

Ver mais em Programas

WHATSAPP 92FM!
+55 48 98441-0010