Gênios ou plagiadores?

Gênios ou plagiadores?

Original, referência ou plágio?

Músicas estranhamente parecidas – Parte 01!

Não é nada fácil ter uma ideia realmente original, se é que isso é possível, sem partir de algo já criado e usar apenas como uma referência ou ponto de partida para a criação de algo novo.

No mundo da música, com a indústria cobrando de seus artistas novos lançamentos em espaço de tempo cada vez mais curtos, ser criativo, diante de uma demanda em escala industrial, não é uma das tarefas mais fáceis do mundo.

E é por isso que muitos recorrem aos hitmakers.

Mas, quando se trata de bandas de rock, em especial hard rock e metal, tudo é potencializado pelo fato da própria banda ter que compor o próprio material, parecendo “bem vista” pela audiência, afastando a sensação de “banda falsa”.

E hoje vamos falar sobre a criatividade, originalidade ou dos “plágios” de Ritchie Blackmore, guitarrista que influenciou toda uma geração de guitar heros e criou duas grandes bandas na história do rock: o Deep Purple e o Rainbow.

De onde saiu tanta “inspiração” para criar os mais marcantes riffs da história do rock?

Blackmore sempre deixou muito claro, em inúmeras entrevistas concedidas, que já copiou Eric Clapton, Jimmi Hendrix, Rick Nelson entre outros, mesmo nas músicas que viraram clássicos do Purple.

O riff de Smoke on the water, uma das mais clássicas do rock mundial e a música mais conhecida do Deep Purple parece ter sido uma “inspiração” brasileira.

Vamos às comparações:

Deep Purple com Smoke on the water de 1972.

https://www.youtube.com/watch?v=XIPRBLwbN-Y

E aqui a música de Carlos Lyra e Vinícius de Moraes chamada Maria Moita lançada em 1964.

https://www.youtube.com/watch?v=xokONwQUa6M&t=1s

Ver mais em Programas

WHATSAPP 92FM!
+55 48 98441-0010