Experimente com Moderação

Experimente com Moderação

Demorei porque resisti mas larguei meu preconceito de lado e resolvi usar o aplicativo do ChatGPT. Até tentei fazer esse texto com ajuda da ferramenta e fiquei realmente impressionada com alguns resultados, como a facilidade de resolver em poucos segundos a escrita do texto, rapidez na busca por respostas auxiliando no processo de pesquisa e argumentação, produção de textos com gramática e ortografias corretas. Também me surpreendi como a inteligência artificial redige conteúdos mesclando de forma impressionante os mais variados temas.

Esses argumentos foi o próprio ChatGPT que me sugeriu e até escreveu para mim. Concordo com todos eles, mas o texto original que a plataforma me ofertou não era o meu estilo de escrever. Mexi bastante, na verdade revirei a ideia do aplicativo e fiz um novo texto, talvez até pior, mas é o meu texto.

Como professora universitária e jornalista o uso do ChatGPT me trouxe alguns receios. Por exemplo, na formação acadêmica um de nossos desafios em sala de aula é desenvolver o senso crítico e a criatividade dos acadêmicos. Esse é nosso dever, mas se tratando de uma geração que lê pouco e apresenta falhas graves na escrita, deixar que uma inteligência artificial substitua o pensamento e o desenvolvimento de ideias, é preocupante.

Outra questão é o plágio, porque o aplicativo produz textos sem citar as fontes, além de gerar conteúdos contraditórios e muitas vezes desatualizados. Também observei que algumas informações de outras pesquisas que fiz não estavam 100% corretas.

Sabemos que a plataforma está sendo modernizada e acredito que frequentemente melhorada. Portanto, pode ser usada como uma ferramenta de apoio e jamais como recurso que vai pensar e escrever por você. A escrita tem estilo próprio, por isso fica complicado um robô fazer isso sozinho sem que você coloque também a mão na massa.

Lembre-se, o jeito que você pensa e escreve é único. O ChatGPT pode ser um bom aliado, mas é preciso conhecimento sobre o conteúdo pesquisado e saber dar os comandos corretos, caso contrário a ferramenta não vai fazer milagre.  

@consultora.lizeburigo

@Soul.Farol cursos de comunicação como habilidade

Ver mais Notícias

WHATSAPP 92FM!
+55 48 98441-0010