
Contador explica por que fazer negócios no Brasil é um desafio diário
Mano Dal Ponte recebeu Gabriel Antunes, contador da Loop Contabilidade, no uMANOs Radio Show. Eles tiveram um bate-papo sobre o complexo cenário fiscal e contábil brasileiro e abordaram a dificuldade de se lidar com a contabilidade no Brasil, descrita como uma insanidade contábil devido à sua complexidade.
Gabriel, que entrou na área por indicação do pai, ressaltou que a escolha pela contabilidade é um desafio, mas encontrou na profissão a satisfação de poder auxiliar e traduzir o universo fiscal para leigos, transformando-se em um parceiro estratégico para o empresário.

Um dos principais pontos levantados pelo contador foi a falta de educação financeira e empreendedora na cultura brasileira, que não ensina a poupar ou investir desde a escola, dificultando a gestão dos negócios. Nesse contexto, ele destacou o papel fundamental do contador como um auxiliar e consultor que antecipa dúvidas, como o cálculo de 13º e férias, e ajuda a identificar brechas legais.
A Loop Contabilidade, inclusive, nasceu com o propósito de ir além da entrega de guias e folhas de pagamento, focando em ser consultiva e traduzir o conhecimento. A discussão também trouxe à tona a máxima que faturamento não é lucro, estampada na camiseta de Gabriel, reforçando que o empresário deve focar no resultado líquido, após todos os custos e impostos, em vez de se iludir com altos valores de vendas.
O bate-papo ainda abordou as novidades legislativas em tramitação, como a proposta de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. No entanto, Gabriel alertou que a conta pode ser paga pela sociedade, citando a mesma lei que prevê a taxação de 10% sobre a distribuição de lucros e dividendos que excederem um certo valor, atualmente isenta.
Assista à entrevista completa no nosso canal do YouTube!