
Centenário – Capítulo 36: Carvão Mineral
Descoberto em 1893, na propriedade que pertencia a Giacomo Sonego (no que é hoje o bairro Santo Antonio), o carvão mineral só foi explorado de forma industrial a partir de 1910.
Durante o período entre a descoberta e a extração, o mineral foi examinado em fornalhas de fábricas de ferro e fornos de siderurgia. A partir daí, esses minerais escuros que foram queimados ao ar livre se tornaram foco de atividades econômicas dentro da colônia.
Confirma o programa completo no YouTube:
Historicamente, o primeiro carvão brasileiro foi encontrado em Santa Catarina, em 1827, na região de Guatá, em Lauro Müller. Esse carvão foi inicialmente explorado por uma companhia inglesa, que construiu uma ferrovia que ligava Lauro Müller ao porto de Imbituba, com um desvio para o porto de Laguna.
Os ingleses começaram a achar que o carvão de Santa Catarina era de qualidade inferior. Por isso, a sua exploração começou a enfraquecer, forçando o governo federal a transferir a concessão para industriais do Rio de Janeiro, sendo o empresário Henrique Lage um dos principais envolvidos nesse processo.
Em 1904, o governo brasileiro estabeleceu a Comissão do Carvão Nacional, com a finalidade de investigar o potencial das reservas de carvão no sul do Brasil. E de lá pra cá, todos nós sabemos o fim dessa história. A região Sul de Santa Catarina é conhecida pelo potencial carvoeiro, tendo como sua capital, a nossa amada Criciúma!
Realização: Rádio 92 Rock Pop
Texto e produção: Manu Justino
Produção de vídeo: Igor Fontana
Giassi Supermercados no Centenário
Capítulo 036: Carvão Mineral
Patrocinadores:
– Plasson do Brasil
– Esucri | Uniasselvi
– Destak Transportes
– Sicredi
– Digitusul
– Dr. Eduardo Martins
