Cadeirinha no carro: até qual idade da criança deve ser usada?

Cadeirinha no carro: até qual idade da criança deve ser usada?

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no Brasil, as crianças precisam usar cadeirinha ou assento de elevação no carro até completarem 10 anos de idade ou até atingirem 1,45m de altura.

É importante lembrar que a idade é apenas um dos critérios para determinar qual tipo de assento a criança deve usar. O peso também precisa ser levado em consideração:

  • Bebê conforto ou conversível: de 0 a 1 ano de idade ou até 13 kg (deve ser instalado no banco traseiro, de frente para o encosto do veículo).
  • Cadeirinha: de 1 a 4 anos de idade ou de 9 a 18 kg (deve ser instalada no banco traseiro, virada para frente).
  • Assento de elevação: de 4 a 7 anos e meio de idade ou de 15 a 36 kg (deve ser usado no banco traseiro, com o cinto de segurança de três pontos ajustável na altura dos ombros da criança).

Após os 7 anos e meio de idade, se a criança já tiver atingido 1,45m de altura, ela pode usar apenas o cinto de segurança de três pontos no banco traseiro.

Observações importantes:

  • Transporte de crianças no banco da frente: Entre 7 anos e meio e 10 anos, e com mais de 1,45m de altura, a criança pode ser transportada no banco da frente com o cinto de segurança. É importante lembrar que o airbag do passageiro deve estar desativado, se possível.
  • Transporte de crianças em motocicletas: Crianças com 10 anos ou mais podem ser transportadas na garupa de motocicletas, usando capacete adequado para o seu tamanho. É essencial que a criança tenha condições de cuidar da própria segurança, como alcançar os apoios dos pés e se manter firme durante o trajeto.

Lembre-se:

A segurança das crianças no trânsito é fundamental. Utilize os dispositivos de retenção adequados e siga as regras do CTB para garantir a proteção dos seus filhos.

Ver mais em Programas

WHATSAPP 92FM!
+55 48 98441-0010