Amado ou ignorado? Já podemos chamar The Division Bell do Pink Floyd de clássico?

Amado ou ignorado? Já podemos chamar The Division Bell do Pink Floyd de clássico?

“The Division Bell” do Pink Floyd foi lançado em 28 de março 1994, sendo o décimo quarto álbum lançado pela banda e o segundo desde a saída de Roger Waters em 1985. Liderado por David Gilmour de ponta a ponta, que assina a maioria das letras e coescrito por Polly Samson, sua esposa.

A Produção ficou por conta de Bob Ezrin, contando com as colaborações do engenheiro de som Andy Jackson e o saxofonista Dick Parry. Richard Wright contribui como vocalista principal em um trabalho do Pink Floyd pela primeira vez desde The Dark Side of the Moon, de 1973.

Musicalmente, “The Division Bell” é um álbum que explora temas como comunicação, relacionamentos e busca pela compreensão. A sonoridade do álbum é caracterizada por guitarras suaves e atmosféricas, teclados etéreos e a voz única de David Gilmour. A produção é de alta qualidade, com cada instrumento e elemento da mixagem recebendo atenção cuidadosa.

Algumas das músicas mais populares do álbum incluem “Take It Back”, “High Hopes”, “What Do You Want From Me”, “Coming Back to Life”e “Keep Talking, que traz a voz sintetizada do físico Stephen Hawking na abertura e conclusão.

Além da música em si, “The Division Bell” também é conhecido por sua arte gráfica espetacular. A capa do álbum apresenta duas esculturas gigantes de cabeças humanas, projetadas pelo artista Storm Thorgerson da Hipgnosis que já trabalhou noutras capas do Pink Floyd. Essas cabeças tornaram-se uma figura cultuada na cultura pop.

Em geral, “The Division Bell” é um álbum que oferece uma experiência auditiva rica e emocionalmente poderosa. Embora alguns fãs possam argumentar que não é tão icônico ou revolucionário quanto a alguns dos álbuns anteriores do Pink Floyd, em especial as “viúvas” de Roger Waters, “The Division Bell” é um trabalho impressionante que demonstra a habilidade da banda em criar uma música que ainda foge dos padrões e que tocam o coração das pessoas quase 30 anos após seu lançamento.

Ver mais em DINO CARDOSO

WHATSAPP 92FM!
+55 48 98441-0010